domingo, 10 de fevereiro de 2013

CHIMAY

Meus filhos Guto e Nanda me presentearam com um pack com seis cervejas especiais, como sabem, ontem foi meu aniversário. Comecei a degustação com a CHIMAY.


Conheçam essa maravilha belga:
País de Origem: Bélgica - 1948
Teor alcoólico: 9% vol. Danadinha!

Sem dúvida, algumas das mais famosas cervejas da Bélgica são produtos de cervejarias das seis abadias trapistas do país. A mais famosa delas é a CHIMAY, cidade que lhe empresta o nome e onde se localiza o mosteiro Abbaye de Notre-Dame de Scourmont.
Desde a Idade Média, e possivelmente antes disso, os mosteiros são centros de produção cervejeira. A regra trapista declara que os monges são proibidos de aceitar caridade e, portanto, precisam participar de atividades comerciais para sobreviver e levantar fundos para obras sociais.

Como vocês podem perceber, apenas Lula e sua camarilha acha que o dinheiro do Tesouro é uma fonte inesgotável e que se produz por si só, então ele se apropria e distribui como se fosse nascer mais notas de cem reais na manhã seguinte, ao alvorecer! Até os monges belgas precisam batalhar uma cerveja pra ganhar algum e então fazer caridade com 'nosso dinheiro', muito bem pago por esta maravilha 'azul'.

A 'azul' é a mais forte e mais maltada das quatro diferentes ales da CHIMAY, todas largamente vendidas por todo o mundo (à exceção da Dorée, com potência menor, servida na cervejaria na frente da abadia). Recomendado esperar cinco anos antes de bebê-la, mas eu não resisti, acompanhando um Ceviche de atum fresco com cebola roxa.

DEPOIS desta Chimay, já experimentei:
- BALSA
- COICE

Um comentário: